domingo, 12 de abril de 2009

Curiosidades

Em Portugal, o cafézinho é conhecido com bica, pois os clientes que experimentaram os primeiros cafés expressos da Cafeteria A Brasileira, em Lisboa, acharam a bebida muito amarga e como solução, a cafeteria criou um slogan que dizia Beba Isso com Açúcar, formando assim as iniciais para um sinônimo do cafezinho no país.





O café mais caro e raro do mundo é originário da Indonésia e se chama Kopi Luwak (ou Civet Coffee), que custa US$ 600.00 por meio kilo. Os preciosos grãos são processados pelo sistema gastrointestinal e depois retirados dos excrementos da civeta, um mamífero parecido com um gato, que não existe no Brasil (na Indonésia, as palavras Kopi e Luwak significam, respectivamente, café e civeta). O animal come somente os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, que são digeridos pelo seu organismo, com exceção dos grãos, que são excretados junto com suas fezes.
























Como surgiu o café solúvel?






A versão instantânea da nossa bebida nacional foi criada na Suíça em 1937. Mas a idéia partiu dos brasileiros. Na década de 20 o Brasil produzia café em excesso. Preocupados com as quedas do preço do grão no mercado internacional, alguns produtores e um representante do Departamento Nacional do Café foram bater na porta do presidente da Nestlé, Louis Dapples, em Vevey, na Suíça. Sugeriam que a empresa fizesse pesquisas sobre a fabricação de cubos de café que permitissem sua conservação e durabilidade, mantendo, ao mesmo tempo, o sabor da bebida. Dapples anteviu lucros gordos e encomendou a tarefa ao químico Max Morgenthaler. Em 1937, o laboratório de Morgenthaler apresentou um pó de café solúvel na água que conservava o aroma graças à adição de hidratos de carbono. Na Europa foi um estouro. Mas, como a lei brasileira não permitia nenhum aditivo no café, a sua versão solúvel — ironicamente — acabou não sendo lançado por aqui até 1953, quando os suíços, afinal, conseguiram produzir o instantâneo com café puro, sem aditivos e sem perda de sabor.
O café torrado é misturado à água a 180 graus Celsius e filtrado numa espécie de cafeteira gigante, onde cabem 800 quilos de pó.

O resultado é um líquido grosso, com 10% de café. Esse extrato é aquecido até evaporar, aumentando a concentração de café para 40%.

A tintura hiperconcentrada vai então para um atomizador, um spray de 30 metros de altura que pulveriza o café. Quando ele cai no fundo, está seco.

Na base, se acumula um pó solúvel. Ele recebe vapor d’água e se aglomera, formando os grãos que você compra no mercado.










Café solúvel





1) Depois do petróleo, o café é a segunda mercadoria mais importante para a economia do mundo;
2) O Brasil participa com cerca de 25% da produção mundial de café;
3) Historicamente, somos o maior produtor e exportador do mundo;
4) A produção anual brasileira é de 30 milhões de sacas, sendo que metade é exportada;
5) Além de exportar, o País é o segundo maior consumidor mundial de café;
6) O consumo nacional anual beira 13 milhões de sacas, o dobro da década de 90;
7) Apenas um brasileiro consome, em média, 1.200 xícaras de café ao ano.








François Antoine Descroisilles, um farmacêutico francês, inventou a cafeteira, que possuía dois recipientes separados e que permitia que um filtro ficasse entre a água e o café. Anos mais tarde, Antoine Cadet de Vaux, um químico francês, inventou a cafeteira de porcelana. Outra revolução na forma de fazer café só foi observada no final da segunda guerra mundial, quando Achille Gaggia, inventor italiano, criou a máquina de café expresso.


Dicas para comprar a cafeteira certa

Aprenda mais sobre o café:

O café é uma bebida aquosa, não contém gorduras e proteínas sendo destituído de valor calórico.

O primeiro registro comprovado da existência do Café foi no séc. XV.

O Café foi descoberto no continente africano.

Os árabes foram os primeiros povos a iniciar o cultivo da planta.

A entrada do café em território brasileiro ocorreu em 1727.

No século XVIII, Francisco de Mello Palheta trouxe o café ao Brasil, planta jamais vista em território brasileiro.

No século XIX, o café constituía a base da economia brasileira, sendo responsável por mais da metade das exportações do país.

Cafeína é um estimulante do Sistema Nervoso central, podendo auxiliar em um processo de emagrecimento e assim possui um discreto efeito anti-obesidade.

O Café se consumido em excesso pode provocar insônia, ansiedade e pressão alta.

Nunca se viu alguém que precise cada vez mais de café, ao contrário do que ocorre com as drogas.

A cafeína representa apenas 1% da bebida e em quantidades moderadas faz bem.

O consumo do café é um hábito saudável, não é remédio ou cura para todas as doenças, mas pode prevenir problemas futuros.

Durante muito tempo o café foi tratado como vilão a saúde.

O café pode ser considerado um inibidor do desejo por drogas.

Uma xícara de café tem mais antioxidante do que um copo de suco de laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário