domingo, 5 de abril de 2009

Café e Composição Química


Ao contrário do que muitos pensam , o grão do café não é composto somente por cafeina. O café possui apenas 1% a 2,5% de cafeina e ha diversas outras substâncias em maior qunatidade, que podem ser até mais importantes do que a cafeina para o organismo humano. O grão do café posui uma grande variedade de minerais, aminoácidos, lipideos e açúcares. O café tambem possui uma vitamina do complexo B, chamada niacina. Em maior qunatidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos estão presentes na proporção de 7% a 10%, isto é 3 a 5 vezes mais que a cafeina. A cafeina é uma substãncia termo-estável, ouseja não é destruida com a torrefação. As demais substãncias são preservadas, formadas ou destruidas durante o processo da torra.

Os ácidos clorogênicos (7- 10%) são polifenois com ação antioxidante que no processo da torra forma quinídeos. Os quinídeos possuem efeitos antagonista opióde, bloqueiam no sistema límbico o desejo excessivo de auto-gratificação. Um indivíduo insatisfeito tem mais chances de se sentir deprimido, o que pode leva-lo a consumir drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
O grão de café (café verde) possui além de uma grande variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina,metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres , açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos. Adicionalmente o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3 ou vitamina PP de "Pelagra Preventing" do inglês) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10 %, isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína.
Algumas pessoas dizem que não é indicado tomar café após uma refeição, pois inibe a absorção de alguns nutrientes como ferro e cálcio, isso é uma falácia. É totalmente saudável tomar um deliciosa cafezinho após a digestão e o café nao interfere na absorçõ de calcio e ferro!


Substâncias presentes no grão de café (conforme torra) e na bebida*


Substâncias presentes no grão de café
Cafeína (1-2,5%)* - Termo-estável
Niacina (0,5%)* - Dependente de torra ideal
Ácidos Clorogênicos (7-10%) - Torra ideal
Aminoácidos - Torra ideal
Sais Minerais* - Torra ideal
Açúcares - Torra ideal
Lipídeos - Torra ideal
Diversos (pigmentos, cinzas, etc)* - Depende da torra
*Presentes na bebida


Café é rico em minerais

(comparação entre três bebidas)
Teor Mineal (por litro):

Café
K 100/500 mg
Ca 100/300 mg
Mg 120/250 mg
Na 20 a 70 mg
Cl 0,01 mg
Fe 2 a 5 mg
Zn 5 a 30 mg
Sr 5 a 20 mg
Outros 1-2 mg
Adaptado do Site Cafe e Saude






Nenhum comentário:

Postar um comentário