sexta-feira, 10 de abril de 2009

Café e Gestação

A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas ou, principalmente, cafeína. Grande engano! O café possui apenas de 1 a 2,5 % de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano. Um litro de refrigerante tipo Cola possui o mesmo teor de cafeína de 3 a 4 xícaras grandes de café.


Adoçantes artificiais e bebidas contendo cafeína ( café, chá) podem ser concumidos desde que em pequenas quantidades. Alguns estudos avaliam o concumo de café ou cafeína ao risco de anomalias reprodutivas, poucos citam o teor final da cafeína no café ou isolada e nem os ouros compostos do café, como os *quinídeos formados após a torra do café.


* Após a torra, os ácidos clorogênicos formam diversos quinídeos que possuem vários efeitos farmacológicos, como aumento da captação de glicose (efeito antidiabético), ação antagonista opióide (efeito anti-alcoolismo) e inibidora da recaptação da adenosina (efeito benéfico na microcirculação). E além disso os quinídeos fazem uma proteção aos efeitos da cafeína.



O estudo mais completo sobre esse dilema é o de Leviton , realizado em 2002, e que concluiu que não existem evidências convincentes até o presente que mostre que o concumo do cafeína aumente o riso de qualquer anormalidade reprodutiva no ser humano (*teratogenia, parto prematuro, aborto, etc).
* agentes teratogênicos : tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perad d gestação, malformações ou alterações funcionais exemplos: medicações, drogas, radiações, etc...


São inúmeros os fatores que podem causar malformações, como hereditariedade, fatores químicos (medicamentos), doenças maternas, fatores ambientais e etc...





Em síntese, é possível afirmar que a cafeína (que representa apenas 1 % da bebida café) é completamente inocente, sem risco e segura se consumida por gestantes, desde que em quantidades normais, e doses moderadas (1 a 3 xícaras diárias de café). O consumo moderado de café com leite (1-2 xícaras diárias) não traz nenhum risco a gestante nem ao feto. Algumas pesquisas sugerem que um consumo abusivo de café, tabaco e álcool podem causar aborto e mal-formações fetais. Mas o consumo moderado de café é totalmente seguro para qualquer gestante saudável

Bebês não são afetados pelo café. Mulheres grávidas podem consumir café, ao contrário do que acreditam algumas pessoas temerosas pela saúde do bebê. Pesquisadores suecos apontaram que o consumo do produto, ao longo do período de gestação, não afeta o peso do bebê. Uma pesquisa de mais de três anos, realizada pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, estudou 900 mulheres grávidas suecas consumidoras regulares de café, sendo que todas elas deram à luz bebês saudáveis.

Fonte:http://www.coffeebreak.com.br/saborcafe.asp?SE=2&ID=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário