sexta-feira, 10 de abril de 2009

Café na Merenda Saúde na Escola

Existe um projeto de lei chamado Café na merenda, Saúde na Escola, que torna obrigatório o uso do café como alimento básico na merenda escolar.



Além de promover uma melhoria do padrão da qualidade do café, haverá um crescimento econômico, ouseja, aumento do PiB de um ano para o outro, pesquisas têm demonstrado que o café é altamente benéfico para os jovens. O café pode ajudar as crianças, adolescentes e jovens nas escolas, na sua atividade intelecual e em seu rendimento escolar. Um dos benefícios que o café possui é o seu teor elevado de antioxidantes, fator para retardar o envelhecimento. Uma xícara de café tem mais antioxidantes do que um copo de suco de laranja, bebida geralmente matinal.


O consumo moderado e diário de café, ao estimular o sistema de vigília, atenção e concentração, pode ajudar no aprendizado escolar. E para tal basta que o café seja tomado pela manhã - com ou sem leite - e na merenda escolar, depois do café da manhã, seguindo-se um café no lanche da tarde. O café assim , se introduzido na merenda, pode estimular a capacidade intelectual dos jovens, tornando -os mais atentos para suas atividades escolares, seja tomando café logo pela manhã e ou no início da tarde. è importantíssimo frisar, que o café possui substâncias químicas que agem no Sistem Nervoso Central, reduzindo o desejode autogratificação, provocado, por exemplo pelas drogas e pelo álcool. Após a torra do café, os ácidos clorogênicos(componentes presentes no grão do café e que tem 3 a 5 vezes mais do que cafeína) formam diversos quinídeos que possuem vários efeitos farmacológicos, como, aumento da captação da glicose do sangue( efeito antidiabético), ação antagonista opióide (efeito antidrogas) e inibidora da recaptaçãi da adenosina (efeito benéfico na microcirculação). Os ácidos clorogênicos modulam o estado do humor, impedindo a depressão que leva ao consumo de drogas legais ou ilegais, ouseja a melhoria no humor vai tornar o jovem menos propenso ao álcool drogas.


A humanidade escolheu o café como bebida diurna porque ele estimula o sistema de vigília do cérebro humano, mantendo-o mais acordado. O consumo diário e moderado de café torna o cérebro mais atento e capaz de suas atividades intelectuais, diminui a incidência de apatia e depressão e estimula a memória, atenção e concentração, melhorando a atividade intelectual normal. Por esses motivos, o consumo diário e café, com ou sem leite, em doses moderadas de até quatro xícaras diárias é recomendado para jovens e adultos do mundo inteiro.


Assista ao vídeo Café na merenda, Saúde na escola da ABIC
(Aperte o play e assista ao vídeo da ABIC)






Nenhum comentário:

Postar um comentário